BRINCAR COMO ELEMENTO IDENTITÁRIO DE DIREITOS HUMANOS E DIREITOS DA CRIANÇA
UM ESTUDO COM CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE PAU FURADO EM SALVATERRA, PA
DOI:
https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v6i1.176Palavras-chave:
Brincadeiras; Crianças; Quilombolas.Resumo
Esta pesquisa pós doc. que foi realizada no ano de 2024 do tipo de campo Estudo de Caso de abordagem qualitativa, aconteceu no Quilombo de Pau Furado, situado na Ilha do Marajó, Salvaterra, Pará, Brasil. A pergunta problema de pesquisa é: Como ocorre o brincar da criança como elemento de inclusão na defesa dos direitos humanos, que especificamente nesta pesquisa delimita o estudo com crianças quilombolas que estudam nas séries iniciais do ensino fundamental da Educação Básica no Quilombo Pau Furado, Ilha do Marajó, Salvaterra, Pará, Brasil? Em destaque, os objetivos específicos: Caracterizar as brincadeiras que fazem interlocuções com a ancestralidade de Pau Furado e analisar as brincadeiras de crianças quilombolas, expressas em desenhos feitos por elas. Na metodologia, os instrumentos aplicados durante a coleta de dados foram: entrevistas abertas e oficina. Os participantes foram: 2 professores; 3 moradoras e 11 crianças em idade escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. Aspectos éticos considerados: a preservação do anonimato dos participantes e a autorização prévia dos responsáveis das crianças que participaram da pesquisa. Os resultados sinalizam que o brincar da criança como elemento de inclusão na defesa dos direitos humanos é processo que dialoga e converge para esta pesquisa realizada no Quilombo de Pau Furado, Ilha do Marajó, Pará, Brasil, admitindo um ambiente quilombola de validação e de consolidação, nos quais as crianças manifestam atitudes, aprendizados, invenção, confiança, afetos, conflitos num cenário de memórias ancestrais, por meio de um currículo ressignificado para novos paradigmas de identidade quilombola.
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